terça-feira, 11 de março de 2008

O DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Uma data adquiriu significado especial, ao longo do tempo, pelo seu caráter de luta e de conquista: O Dia Internacional da Mulher. A data, celebrado a 8 de março, é um dia de grande importância na luta pela emancipação feminina, pois marca os feitos significativos alcançados pelas mulheres.
A idéia da existência de um dia internacional da mulher foi inicialmente proposta na virada do
século XIX para o século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que acarretou protestos e reivindicações sobre as condições de trabalho, à época da Revolução Industrial, quando as operárias eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. As mulheres norte-americanas, empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil, foram protagonistas de um desses protestos, em 8 de março de 1857, na cidade de Nova Iorque
, em que reclamavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.
Este fato levou à uma versão distorcida dos fatos, misturando este evento com o
incêndio em uma fábrica de tecidos , que também aconteceu em Nova Iorque
, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Este fato porém nunca aconteceu. Pela versão distorcida, em 8 de março, aconteceu a primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias se refugiassem dentro de uma fábrica. Os proprietários, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, quando muitas acabaram morrendo queimadas.
Vários protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de março, destacando-se um outro em
1908, onde 15 mil mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de fevereiro de 1909, nos Estados Unidos da América, após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhague, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi proposto e estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de março. No incêndio da fábrica de tecidos em Nova Iorque, que matou 146 trabalhadoras, o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do prédio. Várias manifestações em prol da luta pelos direitos femininos e pela paz ocorreram também em toda a Europa, nas vésperas da I Guerra Mundial
.
Na
Rússia, a data serviu de estopim para a Revolução russa de 1917. Depois da Revolução de Outubro, a feminista bolchevique Alexandra Kollontai persuadiu Lenin para torná-lo num dia oficial que, durante o período soviético permaneceu numa celebração da "heróica mulher trabalhadora". No entanto, o feriado rapidamente perderia a sua vertente política e se tornaria numa ocasião em que os homens manifestavam a sua simpatia ou amor pelas mulheres da sua vida — um tanto semelhante a uma mistura dos feriados ocidentais Dia das Mães e Dia dos Namorados. O dia permanece como feriado oficial na Rússia, na Bielorrússia, Macedônia, Moldávia e Ucrânia
.
No Ocidente, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado durante as décadas de
1910 e 1920, mas esmoreceu. Foi revitalizado pelo feminismo na década de 1960. Em 1975, designado como o Ano Internacional da Mulher, a Organização das Nações Unidas começou a patrocinar a data. (Wikipédia).




"Mulher da Vida, minha Irmã.
De todos os tempos.
De todos os povos.
De todas as latitudes.
Ela vem do fundo imemorial das idades e carrega a carga pesada dos mais torpes sinônimos, apelidos e apodos: Mulher da zona, Mulher da rua, Mulher perdida, Mulher à-toa. Mulher da Vida, minha irmã.
Pisadas, espezinhadas, ameaçadas.
Desprotegidas e exploradas.
Ignoradas da Lei, da Justiça e do Direito.
Necessárias fisiologicamente.
Indestrutíveis.
Sobreviventes.
Possuídas e infamadas sempre por aqueles que um dia as lançaram na vida.
Marcadas.
Contaminadas,
Escorchadas.
Discriminadas.
Nenhum direito lhes assiste.
Nenhum estatuto ou norma as protege.
Sobrevivem como erva cativa dos caminhos, pisadas, maltratadas e renascidas.
Flor sombria, sementeira espinhal gerada nos viveiros da miséria, da pobreza e do abandono, enraizada em todos os quadrantes da Terra.
Um dia, numa cidade longínqua, essa mulher corria perseguida pelos homens que a tinham maculado.
Aflita, ouvindo o tropel dos perseguidores e o sibilo das pedras, ela encontrou-se com a Justiça.
A Justiça estendeu sua destra poderosa e lançou o repto milenar:
“Aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra”.
As pedras caíram e os cobradores deram s costas.
O Justo falou então a palavra de eqüidade:
“Ninguém te condenou, mulher... nem eu te condeno”.
A Justiça pesou a falta pelo peso do sacrifício e este excedeu àquela.
Vilipendiada, esmagada.
Possuída e enxovalhada, ela é a muralha que há milênios detém as urgências brutais do homem para que na sociedade possam coexistir a inocência, a castidade e a virtude.
Na fragilidade de sua carne maculada esbarra a exigência impiedosa do macho.
Sem cobertura de leis e sem proteção legal, ela atravessa a vida ultrajada e imprescindível, pisoteada, explorada, nem a sociedade a dispensa nem lhe reconhece direitos nem lhe dá proteção.
E quem já alcançou o ideal dessa mulher, que um homem a tome pela mão, a levante, e diga: minha companheira.
Mulher da Vida, minha irmã.
No fim dos tempos.
No dia da Grande Justiça do Grande Juiz.
Serás remida e lavada de toda condenação.
E o juiz da Grande Justiça a vestirá de branco em novo batismo de purificação.
Limpará as máculas de sua vida humilhada e sacrificada para que a Família Humana possa subsistir sempre, estrutura sólida e indestrutível da sociedade, de todos os povos, de todos os tempos.
Mulher da Vida, minha irmã."

Declarou-lhe Jesus: “Em verdade vos digo que publicanos e meretrizes vos precedem no
Reino de Deus”.
Evangelho de São Mateus 21, ver.31.

*Dedicado, por Cora Coralina, ao Ano Internacional da Mulher em 1975.

Nenhum comentário: