quarta-feira, 3 de junho de 2009

CRUZ VERMELHA

CRUZ VERMELHA
A Cruz Vermelha Brasileira foi fundada em 5 de dezembro de 1908 e, desde então, tornou-se instituição modelar, da forma prevista nas Convenções de Genebra -, como em tempos de paz, levando ajuda a vítimas de catástrofes e desastres naturais (secas, enchentes, terremotos etc.) É reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde, que segue os preceitos estabelecidos pelas Convenções de Genebra e os Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha Internacional.
Seu primeiro presidente foi o Dr. Oswaldo Cruz, médico, patrono da Saúde Pública no Brasil, responsável pelas principais campanhas sanitaristas do início do século XX no Rio de Janeiro.
A idéia de se organizar a Cruz Vermelha internacional partiu de um jovem suíço, Henri Dunant, testemunha ocular da Batalha de Solferino, no norte da Itália, travada em 1859 entre os exércitos da França e da Itália de um lado e da Áustria de outro. Cerca de 40 mil homens ficaram no campo de batalha, mortos ou moribundos, sem que contassem com a assistência médica adequada. A vizinha cidade de Cstiglione se transformou em hospital provisório. Mas faltavam médicos e enfermeiros. Dunant organizou um corpo de voluntários para socorrê-los. O seu livro Uma recordação de Solferino, escrito em 1862, influenciou os governos de muitos países. Um ano mais tarde, os delegados de dezesseis países se reuniram em Genebra (Suíça) para pôr em prática a idéia de Durant e definir os princípios básicos que regiram a Cruz Vermelha. Uma cruz vermelha sobre campo branco foi o distintivo adotado por hospitais, ambulâncias, médicos e enfermeiros. Nos países onde predomina a religião muçulmana, a cruz foi substituída por meia-lua vermelha.
A 8 de agosto de 1864, os representantes diplomáticos de doze países se comprometeram, em nome de seus governos, a cuidar dos feridos de guerra, amigos e inimigos, sem distinção de credo ou de raças. Sucessivamente, os objetivos iniciais foram ampliados, incluindo-se os feridos da guerra naval (1907), prisioneiros de guerra (1929) e civis vítimas da guerra (1949).
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha, com sede em Genebra, recebeu duas vezes o Prêmio Nobel da Paz, em 1917 e em 1941.
A liga das Sociedades da Cruz Vermelha, fundada em 1919 e também com sede em Genebra, engloba quase todos os países do mundo, dedica-se a aliviar e socorrer as vítimas de catástrofes naturais e calamidades públicas, em tempo de paz.

À CRUZ VERMELHA
Poema escrito por Jorge Humberto

Solidariedade, palavra abrangente, mas solitária,
Que digam, os da Cruz Vermelha, sua demanda,
Filtrando a burocracia, em sua missão solidária,
Socorrendo os que sofrem, dilacerados na cama.
E é vê-los, no Teatro de guerra, sem protecção,
A correr de um lado para o outro, levando feridos
E os mui necessitados, fazendo o que o coração
Lhes dita sem medo dos beligerantes, foragidos.
O seu maior orgulho é estar perto dos doentes,
Socorrer quem precisa de sua ajuda constante,
E ter palavra de ânimo, para com os dementes.
E a farda que envergam, a ninguém envergonha,
Nem deixa mal visto, prontos a qualquer instante
A partir, seguindo o rumo certo da gran cegonha.

Nenhum comentário: