quarta-feira, 3 de junho de 2009

UNE (UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES)




UNIÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES
A União Nacional dos Estudantes (UNE) é a principal entidade estudantil brasileira. Representa os estudantes do ensino superior e tem sede em São Paulo, possuindo sub-sedes no Rio de Janeiro e Goiás.
Foi fundada em 1937, no I Congresso Nacional dos Estudantes, organizado na Casa do Estudante do Brasil no Rio de Janeiro com apoio do Centro acadêmico Cândido de Oliveira (CACO) da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e desde então foi protagonista das principais lutas sociais do povo brasileiro.
Foi precursora de importantes movimentos culturais brasileiros. O Centro Popular de Cultura (CPC) é o mais famoso deles que nos anos 60 animou a cena artística brasileira com novas e ousadas experiências no campo da pesquisa e da produção cultural. O CPC não foi a primeira tentativa da entidade na área cultural, mas foi a experiência mais vitoriosa e que se tornou um marco da cultura brasileira, unindo artistas, intelectuais e o movimento estudantil. O CPC tinha uma produção artística própria e não se limitava a aglutinar grupos de artistas já existentes: chegou a fundar um selo de discos, uma editora de livros, além de realizar produtos culturais importantes como o filme Cinco Vezes Favela.
Participaram do CPC nomes como Arnaldo Jabor, Cacá Diegues, Ferreira Gullar, Vianinha, entre outros.
De acordo com a União da Juventude Socialista, grupo organizado que encabeça a direção majoritária da entidade há mais de duas décadas, a UNE seria a maior promotora atual de mobilizações estudantis. Ainda de acordo com o grupo, representaria os interesses estudantis, atendendo demandas históricas do universo discente brasileiro.
Tal versão é questionada por diversos setores que atualmente fazem oposição à entidade. Para tais grupos, em sua maioria ligados aos conhecidos partidos de esquerda conhecidos como PSOL, PT, PSTU e PCO, a entidade não estaria defendendo os interesse dos estudantes de forma adequada. O atual grupo majoritário domina a UNE faz alguns anos.
O atual período que a UNE passa está se caracterizando por uma ação bem menos atuante como era no passado.
O motivo atribuído a esta situação é devida a atual situação política brasileira. Atualmente os líderes estudantis preferem se filiar a partidos políticos, para uma melhor atuação política do que atuar dentro da UNE.

HINO DA UNE
Carlos Lyra

União Nacional dos Estudantes
Mocidade brasileira
Nosso hino é nossa bandeira
De pé a jovem guarda,
A classe estudantil
Sempre na vanguarda
A trabalhar pelo Brasil
A nossa mensagem
De coragem
É que traz
Um canto de esperança
Prum Brasil em paz
A UNE reúne
Futuro e tradição
A UNE, a UNE,A UNE é união
A UNE, a UNE,A UNE somos nós
A UNE, a UNE,A UNE é nossa voz.

Nenhum comentário: