terça-feira, 8 de janeiro de 2008

O NATAL


Sempre que nos vemos às vésperas do Natal, coisas do passado se reportam à nossa mente ou imaginamos quadros com neve e lareiras ardendo.
Natal (do latim: natalis, relativo a nascimento, natalício), dia do aniversário de alguém; dia 25 de dezembro, em que os cristãos comemoram o nascimento de Jesus.
Variam consideravelmente as tradições de Natal de um país para outro. Inúmeros costumes são tradicionais na noite de Natal.
No norte da Europa, percebe-se a fusão da concepção cristã do Natal com a festa pagã local do solstício do inverno. Influíram, assim, sobre o caráter das festividades natalinas e culto aos espíritos ancestrais e as saturnais romanas.
A liturgia oficial do dia compreende a missa do Galo, celebrada à meia noite, cerimônia que se caracteriza pela adoração de Cristo na manjedoura.
O hábito oficial do dia compreende a missa do Galo, celebrada à meia-noite, cerimônia que se caracteriza pela adoração de Cristo na manjedoura. Acredita-se que a representação do nascimento de Jesus, ou seja, o presépio, foi introduzida na Igreja por S. Francisco de Assis.
O hábito de dar presentes no Natal é de origem nórdica. Na tradição francesa é o “Bonhomme” Noel (correspondente ao Papai Noel) quem desce do Céu, trazendo presentes para as crianças boas. Noutros países, quem traz presentes é S. Nicolau ou Santa Claus (como nos Estados Unidos).
A árvore de Natal parece de origem relativamente recente; surgiu na Alemanha, há uns 150 anos, sendo tradição paralela, provavelmente, à arvore de Maio, bem mais antiga. Na véspera de Natal a árvore é enfeitada com brinquedos e objetos brilhantes, colocando-se no seu topo a Estrela de Belém ou um Anjo com uma trombeta. As luzes nas árvores são, talvez uma reminiscência da festa judia de Hanucah, ou Festa das Luzes.
Nos países de origem céltica, costuma-se suspender um ramo de árvore, simbolizando o carvalho mágico dos celtas. Em diversas regiões, a moça que passar sob o ramo poderá ser beijada pelo companheiro.
Variam bastante as tradições de Natal; na Rússia, por exemplo, os camponeses cantavam sob as janelas de seus senhores e recebiam, depois, presentes. Em diversos países há danças e cantos próprios dessa data.
Quanto à data do nascimento de Cristo, não se tem uma certeza absoluta; nos Evangelhos, nenhum dado se encontra que permita estabelecer exatamente a data do Natal, havendo várias suposições sobre a razão da escolha, para tal fim, a 25 de dezembro.
Celebrava-se em Roma, antigamente, a festa do solstício, consagrada ao Sol, cuja luz começava a prevalecer sobre a da noite. Era, também, a data comemorativa de Mira. Comparando Cristo com o Sol, o clero romano teria considerado oportuno substituir aquela festa pagã por outra, cristã.
O dia do nascimento de Cristo, comemorado a 25 de dezembro, foi estabelecido em Roma, no século III ou IV, propagando-se pelas igrejas do ocidente e acabando por ser aceito, depois de alguma hesitação, pelas igrejas orientais, que dedicavam à referida comemoração, anteriormente, o dia 6 de janeiro.
As festas natalinas têm, hoje, caráter universal, porém, nota-se certo resfriamento pelas comemorações da importante data em várias regiões; não mais se observa aquela grande animação de antigamente: missa do Galo, presépios, ceias em família, cartões, inocência das crianças, Papai Noel...
As tradicionais festas de Natal não devem esmorecer; ativemos o fogo nas lareiras dos nossos corações!

O NATAL NO MUNDO

Sabemos que a comemoração do nascimento de Cristo não é igualmente celebrada em todos os lugares; mesmo no Brasil, o costume se diferencia de uma região para outra.
Nos estados do norte, predominam as festas folclóricas, chamadas “Pastoris”, que são representações dramáticas encenadas por crianças vestidas à moda de pastores, com temas sobre o Natal e o Presépio. As pastorinhas levam cajados enfeitados com fitas coloridas e dançam em torno do Presépio, homenageando o Menino –Jesus.
Na Bahia, usa-se o mesmo costume e, na semana do Natal são promovidos os Bailes Pastoris, com meninos a dançar junto ao Presépio que, muitas vezes, é montado com figuras vivas, formada por crianças.
Em S. Paulo, o Natal tem comemoração bem variada, devido às diversas colônias que aí se radicaram, sendo mais comuns o costume de Árvore de Natal, com a troca de presentes, o Presépio, o Papai Noel e a Missa do Galo.
Nos demais estados, geralmente, observa-se a tradição do Papai Noel, da Árvore de Natal e do Presépio.
Em outros países as comemorações são as mais variadas.
Em Portugal, costuma-se enfeitar um barco e o carregar de doces e presentes para serem distribuídos às crianças das aldeias.
Na Espanha, o dia 25 de dezembro é festa religiosa, com celebração da Missa do Galo, e a troca de presentes se faz a 6 de janeiro, dia dos Reis Magos; este passam pelas casas e distribuem presentes às crianças, acompanhados de frutas da época e vinho.
Na França, as pessoas, imitando os peregrinos na viagem a Belém, formam uma procissão, que segue até a igreja principal, onde todos se reúnem em volta do Presépio.
Na Escócia, arma-se uma árvore de Natal de azevinho em cada residência, e, ao pé dela, trocam-se beijos e votos de Boas Festas.
Na Irlanda, costuma-se pintar as fachadas das casas pela passagem do Natal; as salas principais são enfeitadas com coroas de pinheiro ou avezinho e a iluminação ganha mais vida e alegria.
Na Inglaterra, as famílias preparam a ceia e reúnem todos os seus membros para comemoração, sendo a principal característica o célebre “bolo de natal”, todo enfeitado com frutas e folhas verdes de azevinho.
Na Suécia, as comemorações começam no dia 12 e, uma menina, simbolizando Santa Luzia, sai com velas na cabeça e, acompanhada de outras, distribui café, doces e bolinhos, cantando músicas especiais.
Na Noruega, costuma-se sair pelos campos e distribuir alimentação aos animais, como aveia e milho.
Na Alemanha, a Árvore de Natal é armada nas ruas e praças, reunindo as pessoas em torno que, alegremente, cantam as canções da época.
Na Dinamarca, existe um Papai Noel muito baixinho e louco por uma sopa de arroz, que as crianças costumam deixar para ele na cozinha.
Na Finlândia, festeja-se alegremente o Sol, que surge em pleno inverno, para iluminar os campos e as cidades e que representa o nascimento de Jesus.
Na Bélgica e na Holanda, é Santa Claus quem visita as famílias e, em uma carruagem puxada a cavalos, chega para distribuir presentes às crianças, que preparam refeições para os cavalos, com feno, aveia e cenouras.
No México, o Natal começa no dia 16 de dezembro e o povo forma uma procissão, imitando o que aconteceu com a viagem de S. José e Nossa Senhora para Belém.
Na Canadá, as crianças colocam meias e sapatos perto da lareira, para que o Menino-Jesus deposite os presentes.
Na Itália, armam-se grandes presépios nas casas e nas praças, e uma velhinha – a Befana – é quem distribui os presentes às crianças.
Na Síria, as famílias cantam salmos com velas nas mãos, em torno de uma fogueira.
Na Rússia, quem oferece presentes é o vovô Geada, no dia do Ano Novo, e são montadas grandes árvores, chamadas Árvores de Ano-Novo.
Nos Estados Unidos nos festejos de Natal, além de servirem-se famosos doces e iguarias, arma-se, geralmente, o presépio, costume este levado pelos alemães, em 1741, iniciado na Pensilvâia.
Na China, em Marrocos, na Tunísia e nas Bermudas, o Natal é, principalmente, comemorado com frutas, doces variados e iguarias.
Assim, a festa do nascimento de Cristo é celebrada por todas as nações, nos mais variados modos, mas a idéia é sempre a mesma e o sentido do Natal é um só no mundo inteiro.

A ÁRVORE DE NATAL

Junto o presépio de Jesus,
há uma árvore sempre verde, símbolo
e garantia de esperança e eterna alegria.

A árvore, carregada de presentes,
está repleta de votos e desejos,
cartões cheios de beijos dos amigos e parentes.

É como a árvore da vida
que todos nos convida, com coragem renovada,
a enfrentar a dura caminhada.

Assim, com olhos de crianças,
mirando a árvore de Natal e o Menino de Belém,
alcançaremos a vitória final.

NOITE FELIZ
(canção tradicional) Franz Gruber


Noite feliz! Noite feliz!
Ó Senhor, Deus de amor.
Pobrezinho nasceu em Belém.
Eis na lapa Jesus, nosso bem!
Dorme em paz, ó Jesus!

Noite feliz! Noite feliz!
Eis que no ar, vêm cantar!
Aos pastores os anjos do céu,
anunciando a chegada de Deus,
de Jesus salvador!

Noite feliz! Noite feliz!
Ó Senhor, Deus da Luz!
Quão afável é teu coração,
Que quiseste nascer nosso irmão,
e a nós todos salvar!

Nenhum comentário: